domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carreira e Sustentabilidade do Profissional Docente



Até o final dos anos 80 o direcionamento das carreiras estava no controle das empresas, que tendo como objetivo o desenvolvimento organizacional, preparavam e encaminhavam os profissionais para as posições nas quais seriam mais úteis.
Com a flexibilização, heterogeneização e complexificação do mundo do trabalho ao final do século XX, a carreira profissional sofreu mudanças em sua estrutura, concepção e desenvolvimento, sendo ampliada para além dos limites das empresas, alcançando o mundo do trabalho como um todo.
Atualmente, a carreira é imprevisível, sem fronteiras, podendo assumir várias formas e funções em diversas organizações e por isso, cada vez mais a responsabilidade pelo seu desenvolvimento tem caído sobre o próprio profissional. Gerenciar a própria carreira a fim de torná-la sustentável é uma ideia relativamente nova, porém necessária para os profissionais do nosso tempo.
      Professor, imagine que sua carreira é uma empresa. Para administrar essa empresa você teria que cuidar de áreas como:
·        Produção
·        Negócios
·        Marketing
·        Finanças
·        Pessoas

Fazendo um paralelo com a sua trajetória profissional, qual seria o seu produto? O que você vende? Como anda a qualidade do que você oferece? Você tem conseguido fazer bons negócios? Introduzir a noção de negócio é importante porque a sustentabilidade, ou seja a permanência da sua atividade profissional está interligada com o mercado. É uma troca. Você trabalha porque as necessidades das pessoas criam demandas para seus serviços, então é importante saber do que as pessoas estão precisando. Agora pense bem: de que adianta você ser um ótimo profissional que investe na qualidade do seu serviço, se as pessoas não souberem disso? Comunicar, dar visibilidade para o seu trabalho também é fundamental. Você se relaciona com pessoas estratégicas? Elas sabem onde encontrá-lo?
Agora, atenção! Por mais que você tenha sucesso em todas essas áreas, se não souber gerir seus recursos, você pode colocar tudo a perder. Como anda o controle do seu caixa? Você sabe quanto ganha e quanto gasta? Todo profissional precisa ter uma reserva financeira. Na pior das hipóteses se você ficar sem renda, ou sem poder trabalhar por algum tempo, é fundamental que você tenha como se manter.
E o que dizer sobre Gestão de Pessoas? É o cuidar de si mesmo, da sua motivação, seus benefícios, respeitar seus limites, ter uma vida saudável, pois é você que faz todo o resto funcionar, não é mesmo?
Sendo assim, nada de ficar angustiado no domingo a tarde porque a segunda-feira está chegando e muito menos postando frases nas redes sociais implorando pela sexta-feira como se só existisse vida nos finais de semana.
Estamos vivendo na era do conhecimento. Esse é o momento do profissional docente mudar o olhar sobre sua carreira, ultrapassar as fronteiras e destacar-se no mercado de trabalho. A hora é agora. Sucesso!
Maria Fernanda Noronha
Psicóloga e Consultora de Carreira
Já atuou como Psicóloga Escolar
Atualmente é Palestrante pela Devir Associados
e coordenadora do Núcleo de Educação da Associação
das Empresas dos Distritos Industriais do Estado do Ceará-AEDI

Um comentário:

  1. Para assistir esta palestra em Fortaleza dia 07 de Março - ligue 3044.1158 HG Office

    ResponderExcluir